segunda-feira, 14 de junho de 2010

Congresso em Foco divulga lista com parlamentares que respondem a processos no STF; dois do RN

O site Congresso em Foco divulgou nesta segunda-feira (14) a lista com todos os parlamentares do Congresso Nacional que respondem a inquérito ou ação penal no Supremo Tribunal Federal. Ao todo, 21 senadores e 147 deputados aparecem na lista, sendo que dois deputados são do Rio Grande do Norte: Fábio faria (PMN) e Rogério Marinho (PSDB).

O parlamentar do PMN pe investigado por supostos crimes eleitorais e uso de bem público durante campanha, enquanto o tucano responde por suposta prática de corrupção passiva. Em nenhum dos casos, no entanto, há definições, e ambos estão dependendo de resposta do tribunal desde 2007.

Entre esses 168 parlamentares, cinco respondem a mais de dez processos. O que mais tem pendências é o ex-governador de Roraima Neudo Campos (PP-RR), com 21 denúncias. Depois dele, vêm os deputados Jader Barbalho (PMDB-PA), Abelardo Camarinha (PSB-SP), Fernando Chiarelli (PDT-SP) e Lira Maia (DEM-PA), com dez investigações em curso. No Senado, os senadores Jayme Campos (DEM-MT), com cinco, Valdir Raupp (PMDB-RO) e João Ribeiro (PR-TO), com quatro cada, são os que têm mais processos no STF.