domingo, 11 de julho de 2010

Aeroporto de São Gonçalo é obsessão para Henrique




O deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), líder do partido na Câmara, pressiona o governo para que o edital de concessão do aeroporto de São Gonçalo seja publicado no mês de setembro. “O aeroporto de São Gonçalo é uma obsessão para mim”, reforçou Henrique nesta quinta-feira, após encontro com o governador Iberê Ferreira, em Brasília. O modelo de concessão para a conclusão das obras e a construção do terminal do aeroporto de São Gonçalo do Amarante é inédito no país. Esta modelagem de concessão onerosa estabelece um prazo de 35 anos para a exploração e operação econômica do aeroporto pelo grupo vencedor da licitação, renovável por mais 35 anos. O decreto que autoriza a concessão foi assinado pelo presidente Lula em sua visita a Natal, no último dia 09 de junho.

O deputado conta que vem fazendo uma verdadeira peregrinação por todos os órgãos governamentais envolvidos na concessão do aeroporto cobrando providências para acelerar o lançamento do edital. A ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil – é responsável para estruturação do edital, que tem, ainda, contribuições do BNDES. O texto do edital elaborado pela ANAC será enviado ao TCU – Tribunal de Contas da União – e ainda deverá ser submetido a duas audiências públicas, relata o líder Henrique. Uma audiência em Brasília e outra no Rio Grande do Norte.

“Gasto boa parte do meu dia batendo às portas do governo”, conta Henrique. “O aeroporto do São Gonçalo do Amarante é fundamental para o desenvolvimento da economia do Rio Grande do Norte nos próximos anos”, explica o deputado, ressaltando que não descansará até o edital ser, finalmente, lançado.