terça-feira, 19 de outubro de 2010

"A Verdadeira História do Fusca" explica como Hitler roubou ideia de engenheiro judeu


"Se meu fusca falasse", pensou em algum momento o personagem Jim Douglas, do clássico filme homônimo, de 1969, "com certeza ele teria muita coisa interessante para contar". No entanto, não só o hilário piloto e o esperto companheiro motorizado têm situações automobilisticamente curiosas para revelar do carro.

Fusca foi o carro preferido de muitas pessoas, inclusive de Hitler
"A Verdadeira História do Fusca" retoma fatos, por vezes obscuros, do carro que foi sensação mundial, e ainda hoje desperta o interesse de colecionadores e saudosistas.

Nem todos sabem, e essa é a trama que o livro traz, mas a história do fusca está diretamente ligada à da ascensão nazista, comandada por Adolf Hitler e que iniciou o conflito da Segunda Guerra Mundial.

Com a proposta de alcançar as massas por diversos meios (assim como o ministro da propaganda nazista, Joseph Goebbels, usou o cinema para disseminar ideias do partido para toda a população), Hitler entendia que um carro popular e fabricado pelos próprios trabalhadores alemães contribuiria para sua imagem.

Até aí, tudo parecia seguir uma linha coerente de pensamento. Mas, o autor da obra, o jornalista holandês Paul Schilperoord, descobriu algumas "inverdades" nessa história. De acordo com Schilperoord, ele encontrou registros e realizou pesquisas que confirmam que a invenção do Fusca teria sido do engenheiro judeu Joseph Ganz, e não de Ferdinand Porshe, como habitualmente é relatado.

Logo, a genial ideia de popularizar o Fusca deve ser creditada a quem?

Intrigas, jogos de poder, realidade ou mito? Os fatos mais grotescos da Segunda Guerra até poderiam ser ficção. Infelizmente, não são. Por isso, as afirmações do autor, fundamentadas em diversas fontes, devem ser bem lidas, pois a cada nova descoberta a história se reescreve, mesmo que só uma parte dela.