quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher


A data comemorativa foi instituída pela ONU em 1977 como forma de homenagem às mulheres pelas suas conquistas, sem fazer qualquer tipo de distinção pela nacionalidade, etnia, cultura ou política, além de uma maneira de reconhecer todas as realizações promovidas por elas ao longo da história.

Segundo a ONU, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado, pela primeira vez, em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos como forma de marcar a greve no ramo do vestuário, onde as mulheres protestaram contra as condições de trabalho. Em 19 de março de 1911, como resultado de uma reunião ocorrida em Copenhague no ano anterior, em que houve a internacionalização do Dia da Mulher, Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça foram os primeiros países a comemorar a data, quando mulheres reivindicaram o direito ao voto e a ocupar cargos públicos, além do direito das mulheres ao trabalho.

Em 1913, o Dia Internacional da Mulher foi utilizado na Rússia como forma de protesto contra a Primeira Guerra Mundial. Como parte do movimento pela paz, as mulheres russas comemoraram pela primeira vez o seu dia no último domingo de fevereiro. Ainda na Europa, em 8 de março de 1914, as mulheres foram às ruas protestar contra a guerra e demonstrar solidariedade com os outros ativistas. Em 1917, novamente como forma de protesto contra a guerra, as mulheres russas fizeram greve por “pão e paz” no último domingo de fevereiro, que caiu no dia 8 de março. Quatro dias após o início da greve, o governo concedeu o direito de voto às mulheres.

Durante o Ano Internacional da Mulher, realizado em 1975, as Nações Unidas começaram a celebrar o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher. Em dezembro de 1977, uma resolução foi aprovada pela Assembléia Geral da ONU, proclamando um Dia das Nações Unidas para o Direito da Mulher e Paz Internacional, que deverá ser comemorado pelos Países-Membros em qualquer dia do ano, seguindo as suas tradições históricas e nacionais. Para a ONU, o Dia Internacional da Mulher é comemorado, oficialmente, em 8 de março desde 1975, dia tradicionalmente marcado por uma mensagem do Secretário-Geral da ONU.