quinta-feira, 10 de junho de 2010

Até o final do ano, RN terá 11 novas Unidades de Pronto Atendimento


Depois do atraso de quase duas horas, o presidente Lula chegou a cerimônia de inauguração da Unidade de Pronto Atendimento de Pajuçara na cidade do Natal. Durante seu discurso ele pediu desculpas pela demora, e explicou que o atraso foi decorrente de uma conversa que teve com o Primeiro Ministro da Turquia, com o qual comentou o resultado da reunião do conselho de segurança da ONU.

Na solenidade de entrega da UPA o presidente disse que estava na cidade para comemorar um importante acontecimento, se referindo ao fato de que, até o final do ano, o Brasil irá dispor de 500 Unidades de Pronto Atendimento. De acordo com ele, deste total, onze serão instaladas no Rio Grande do Norte.

Na avaliação do presidente, medidas como estas estão trazendo benefícios para a vida de muitas pessoas. “Ainda hoje o pobre não é tratado com dignidade quando precisa de atendimento médico no Brasil, entretanto, essa situação está mudando”, disse.

Além da construção das unidades, Lula destacou o investimento no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), como outra importante medida para a melhoria da rede pública de saúde. A partir de hoje, o estado contará com mais 77 ambulâncias, que contribuirão para universalização do atendimento de urgência e emergência no Rio Grande do Norte.

As parcerias entre os governos federais, estaduais e municipais também foram abordadas pelo presidente. De acordo com ele, quando as divergências partidárias resultam em falta de acordo entre os governantes, o mais prejudicado com a situação é o povo.

“Não importa qual o partido, quem ganhou a eleição tem que parar de futricar”, disse Lula. Em sua opinião, os eleitos devem “respeitar o resultado das urnas e trabalhar no que for melhor para o povo” ao invés de agir em prol de interesses político-partidários.

Ao falar dos investimentos que o Governo Federal destinou ao estado do Rio Grande do Norte para obras de drenagem e saneamento básico, Lula lançou um desafio. “Desafio alguém a provar que, em toda história do estado, algum governo investiu ao menos a metade do que nosso governo investiu nestas áreas”, disse.

De acordo com ele, repasses para este tipo de específico de obras não são muito freqüentes porque não dão visibilidade e nem rendem votos aos políticos.

O presidente aproveitou sua fala para declarar que estava na torcida pela recuperação do governador Iberê Ferreira de Souza, que recentemente concluiu um tratamento contra um câncer no pulmão.

Quando falava às autoridades políticas e à população presente no local, o presidente revelou sua alegria por estar em Natal mais uma vez e adiantou que tão logo deixe o governo passará três dias de férias na Praia de Pipa.