segunda-feira, 28 de junho de 2010

Emenda garante patrulhas mecanizadas


Os municípios do Rio Grande do Norte ganharam um novo incremento para o trabalho de agricultura e terraplanagem. Emenda do deputado federal Henrique Eduardo Alves, no valor de R$ 17 milhões, permitiu a implantação das chamadas patrulhas mecanizadas, que são tratores com diversos equipamentos acoplados, a serem usados não apenas para agricultura, mas também para o trabalho de conservação das estradas vicinais.

No total serão entregues 80 patrulhinhas, que se trata de um trator incrementado com equipamentos que podem ser usados tanto na agricultura, quanto na terraplanagem. “Temos oito deputados e três senadores. Cada um só pode ter uma emenda de bancada e a minha foi para a patrulha mecanizada. O governador Iberê Ferreira, na época como secretário, falou comigo e me mostrou como seria esse programa”, disse o deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente estadual do PMDB. Ele lembrou que para definir a emenda ouviu prefeitos de diversos municípios potiguares.

Após a escolha da emenda, o parlamentar do PMDB começou ainda em 2009 o trabalho para tentar liberar a emenda. No dia 31 de dezembro a emenda foi liberada e em fevereiro de 2010 o dinheiro estava empenhado. O deputado Henrique Eduardo lembrou que todos os prefeitos consultados enfatizaram a importância de implantar as patrulhas mecanizadas. “A partir daí nos empenhamos para que a emenda fosse liberada. Não é fácil uma emenda ser liberada integralmente, mas a nossa foi. Conseguimos conciliar o interesse do Estado com o interesse do Governo Federal”, frisa.

O deputado federal Henrique Eduardo Alves destaca que foi despertado pelo então secretário de Recursos Hídricos, hoje governador Iberê Ferreira, para necessidade de implantar as patrulhas mecanizadas nos municípios potiguares. “Foi o governador Iberê que na época me sensibilizou para o programa (de patrulhas mecanizadas) e eu consegui sensibilizar o Ministério do Planejamento para liberar a minha emenda”, destacou o parlamentar.

Ele observou que é difícil conseguir as liberações de emendas parlamentares, já que há contingenciamentos feitos pelo Governo Federal. “Mas o programa é tão bom que nós conseguimos liberar integralmente a emenda. Esse é um mérito do governador Iberê Ferreira, meu e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, completa o parlamentar do PMDB.